domingo, 21 de março de 2010

Dizzy Gillespie

Dizzy Gillespie - Jazz in Paris Cognac Blues - 1953



Dizzy Gillespie é um dos mentores do bepop, um dos criadores da linguagem do trompete jazzístico moderno, e um verdadeiro embaixador da música. Os únicos trompetistas que se equiparam a Dizzy, em termos de importância musical e histórica, são Louis Armstrong e Miles Davis.

Nascido em Cheraw, Carolina do Sul, John Birks Gillespie experimentou o trombone antes de se decidir aos 12 anos pelo trompete, instrumento com o qual se iniciou profissionalmente aos 14. Tocou em diversas orquestras, na segunda metade dos anos 30 e na no início dos anos 40, como as de Frankie Fairfax, Cab Calloway, Benny Carter, Lionel Hampton, Teddy Hill e outros. Dizzy teve como grande modelo o trompetista Roy Eldrige, a quem inclusive substituiu na Teddy Hill Band, em 1937. O jeito irreverente e as brincadeiras que fazia com colegas e mesmo com os próprios regentes lhe valeram não poucas reprimendas e até demissões. Entre 1942 e 1945, Dizzy tocou nas orquestras de Earl Hines e de Billy Eckstine, que consituíram verdadeiros celeiros de talentos do nascente estilo bepop.

Em 1941 Dizzy encontrou Charlie Parker pela primeira vez, quando este tocava na orquestra de Jay McShann. A partir daí, os dois tocaram juntos diversas vezes, com diferentes grupos, sempre gravitando em torno da famosa Rua 52 - eram sem dúvida os maiores astros da cena - e dando contornos definitivos ao bebop. Somente em 1945, porém, Dizzy e Bird finalmente gravariam juntos.

Dizzy Gillespie é um dos maiores virtuoses do trompete (talvez o maior), e trata de explorar essa qualidade em suas apresentações. Seu fraseado é cheio de elementos surpreendentes e saltos vertiginosos, explorando as notas superagudas do instrumento. Sua capacidade criativa como improvisador parece inesgotável. O arrojo, a agressividade e o humor da música de Dizzy podem ser vistas como uma extensão de sua personalidade de showman e entertainer nato. Dizzy também canta e nunca deixou totalmente de lado o seu lado clown, para deleite das platéias de todo o mundo.




Track List
1. Cognac Blues
2. Cocktails For Two
3. Moon Nocturne
4. Sabla Y Blu
5. Blue And Sentimental
6. Just One More Chance
7. They Can't Take That Away From Me
8. Break At The Beginning (Taking A Chance On Love)
9. When It's Sleepy Time Down South
10. Lullaby In Rhythm
11. Just Blues (One More Blues)
12. Ain't Misbehavin'
13. Summertime
14. Blue Moon
15. Mama's Blues (Mrs Dizzy Blues)
16. Undecided
17. Way You Look Tonight
18. They Can't Take That Away From Me (alternate take)
19. Takin' A Chance On Love (take 1)
20. Takin' A Chance On Love (take 2)
21. Lullaby In Rhythm (alternate take)


Link Download:
http://www.megaupload.com/?d=QGCBG118

Nenhum comentário:

Postar um comentário