
Parker, com Louis Armstrong e Duke Ellington, é amplamente considerado um dos mais influentes músicos do jazz. “Parker adquiriu o apelido de “Yardbird” no início de sua carreira, e da forma abreviada “Bird” permaneceu apelido de Parker para o resto de sua vida, inspirando os títulos de algumas das composições de Parker, como “Yardbird Suite”,” Ornithology "e" Bird of Paradise”. Parker teve um papel preponderante no desenvolvimento do bebop, uma forma de jazz caracterizado por andamentos rápidos, técnica virtuosa, e improvisação com base na estrutura harmônica. Abordagens inovadoras de Parker para melodia, ritmo e harmonia exerceram enorme influência em seus contemporâneos. Ele apresentou idéias revolucionárias harmônica incluindo um vocabulário tonal que empregam 9ths, 11ths e 13ths de acordes, rapidamente implícita acorde de passagem, e novas variantes de acordes alterados e substituições de acordes.
Foi dito que, no início de 1936, Parker participou de um "concurso de corte", que incluiu Jo Jones na bateria, que jogou um prato aos pés de Parker na impaciência com a sua reprodução. No entanto, em várias entrevistas em toda a sua vida, Jones não fez menção a este incidente. Exasperado e determinado, em qualquer caso, neste momento Parker melhorou a qualidade de praticante, aprendendo o blues, "Cherokee" e mudanças "ritmo" em todas as doze chaves. Neste período de derramamento de madeira, Parker dominou improvisação e desenvolveu algumas das idéias de be-bop.
Em 1942, Parker deixou banda McShann e jogou com Earl Hines por um ano. Também na banda foi o trompetista Dizzy Gillespie, que é onde o logo para ser famoso duo se reuniu pela primeira vez. Infelizmente, este período é praticamente em situação irregular por causa da greve de 1942-1943 pela Federação Americana de Músicos, durante o qual não foram feitas gravações oficiais. No entanto, sabemos que Parker se juntou a um grupo de jovens músicos em clubes após horas no Harlem, como Clark Monroe's Uptown House e (em menor medida) Minton's Playhouse.
Parker era víciado em heroína, que começou na sua adolescência, fez com que ele perca Shows e ser demitido por ser alta. Para satisfazer o seu hábito, ele recorre com freqüência ao busking nas ruas por dinheiro das drogas, recebendo empréstimos de colegas músicos / admiradores, penhorar seu próprio chifre e empréstimos de outros instrumentos sax players 'como resultado. Parker situação era típica da forte ligação entre o abuso de drogas e jazz da época.
Ao sair do hospital, Parker foi inicialmente limpo e saudável, e começou a fazer alguns dos melhores reprodução e gravação de sua carreira. Antes de deixar a Califórnia, ele gravou "Relaxin 'at Camarillo", em referência ao seu internamento hospitalar. Ele voltou para Nova York - e seu vício - e dezenas de lados gravados para o Savoy e Dial rótulos que permanecem alguns dos pontos altos de sua saída registrada. Muitas delas estavam com o chamado quinteto de "clássicas", incluindo o trompetista Miles Davis e o baterista Max Roach.

retirado de: wikipedia.com
Link Download:
http://www.megaupload.com/?d=9F29XU00
Nenhum comentário:
Postar um comentário